Os Pretos Velhos e o Cristianismo

Por: Ryath (Inspirado por Marcelinho)

Os Pretos Velhos não são idosos espiritualmente, nem foram necessariamente escravos, muitos passaram por isso, mas muitos não.
O que caracteriza um Preto Velho é a sabedoria, que é símbolo ou arquétipo do idoso, que é a sabedoria.
Os Pretos Velhos que foram escravizados, eles tinham uma relação com o Cristianismo, pois não podiam cultuar as crenças africanas, somente o Catolicismo, foi aí que surgiu o sincretismo.
Associar os santos aos Orixás foi uma forma que os escravos tiveram para poder cultuar suas crenças.
O Cristianismo é muito associado ao amor, mas esteve ligando a escravidão, que é algo horrível, assim como a dominação e aos maus tratos e torturas.
Os anciões que fugiam da escravidão, muitos encontraram apoio nos índios, que ensinavam sua cultura e sobrevivência nas matas, assim como ensinavam coisas espirituais, como o uso de ervas, então ouve ai uma mistura do Cristianismo, com as crenças afros e indígenas.
Os Pretos Velhos, muitos têm uma relação com o Cristianismo, pois eles eram obrigados a serem a seguirem essa religião.
Um dos recursos cristãos que os Pretos Velhos utilizam é o Rosário, que é muito benéfico nas mãos desses tipos de entidades, eles são iluminados, e por tanto são grandes feitores de caridade, assim como são muito amorosos.
O Rosário é um instrumento de oração e mironga, onde afirmam o que eles querem com essa prática.
Com o rosário os Pretos Velhos canalizam energias, realizam limpezas energéticas e espirituais, prendendo a energia negativa, e libertando entidades sofredoras.
Porém não são todos os pretos velhos que usam terços, mas a maioria sim.
O uso de Rosários com sementes, é uma mistura do que as práticas indígenas e católicas.
Porém não é somente o rosário que é usado pelos nossos queridos anciões na Umbanda, mas o terço sim.
O terço católico é três vezes menor do que o rosário, e por isso ele temo nome de terço.
Na Umbanda muitos gostam de fazer as próprias guias, que são os colares usados nessa religião, mas também fazem Rosários e terços, podendo usar sementes e outros elementos.
Hoje com o mundo globalizado, podemos escolher aprender sobre diversas crenças e meios religiosos, mas antigamente não tínhamos todos os recursos à disposição, então para os escravos que aprendiam sobre recursos indígenas, isso era o que estava à disposição deles.
Muitos padres que participavam da escravidão, reencarnavam como escravos depois, e isso ocorria pelo karma que eles tinham gerado.
Os escravos ascensionavam se apegando a única coisa que eles tinham na escravidão, que foram os seus emocionais, que é fonte de sentimentos positivos e agradaveis, que muitos não sabem, mas isso é amor.
Nós podemos também nos apegar ao nosso emocional e buscar nossa ascensão.
É importante que se entenda que por mais horrível que seja o sofrimento, não foi ele que fez os escravos ascencionarem, mas sim os seus apegos ao emocional.
Os Pretos Velhos nos ajuda em nossas necessidades, autoconhecimento, aos problemas que enfrentamos e a nos curarem de nosso emocional que esteja com problemas.
Os Orixás são divindades criadas por Deus.
Na África se cultuavam os Orixás, mas eles foram obrigados a serem cristãos, então eles aprenderam com quais santos poderiam sincretizar as divindades, e assim puderam continuar com seus cultos.
Os escravos usavam as imagens cristãs de santos, mas em suas mentes mentalizavam os Orixás.
Como seres iluminados que são, os Pretos Velhos ajudam demais os seres, e são extremamente humildes e amorosos.  
Muitos Pretos Velhos falam de Jesus, Maria e etc.
Muitos têm uma visão que o Cristianimso é a melhor religião que existe, mas isso não é verdade, como diz Dalai Lama: “A melhor religião é a que te faz melhor”.
A grande função dos Pretos Velhos é trazer o autoconhecimento, mas isso não é somente os Pretos Velhos, mas sim todas as entidades que estão na Umbanda, e nas outras religiões também, então repetimos: A melhor religião é a que te faz melhor.
Muitos buscam a evolução espiritual, mas muitos não.
Porém tudo o que acontece é para o nosso autoconhecimento, e para melhoráramos nossa situação.

 

Alguns Destaques: